Compartilhar

Decoração de cozinha pequena

Dicas e sugestões para decoração de cozinhas pequenas

Como já é bastante conhecido fazer a decoração de ambientes pequenos é um pouco mais difícil do que com áreas maiores, isto para salas pequenas, quartos pequenos e também para a decoração de cozinha pequena, onde se tem o desafio de além de acomodar objetos grandes como uma geladeira, aliar praticidade e beleza em um ambiente pequeno, porém com as dicas que vou passar aqui certamente irá decorar sua cozinha pequena com grande facilidade!

Entre diversas coisas a observar uma das mais importantes é reduzir o tamanho de aparelhos como por exemplo trocar o tradicional fogão com forno por um cook top e um forno elétrico, estando com estes elementos separados ficará muito mais fácil de os ter em sua cozinha pequena mantendo uma boa organização. Também vale lembrar que existem geladeiras que possuem menor profundidade e maior altura, estas são ideais para usar em cozinhas pequenas por ocupar espaço em sua altura, isto ajuda a aproveitar espaços que não seriam usados.

cozinha pequena cozinha pequena

Agora que já ganhou um bom espaço para os móveis de cozinha é o momento de decidir como será de fato a decoração da cozinha, é realmente a escolha dos móveis, que para cozinhas pequenas o mais recomendado é que opte por móveis feitos sob medida, isto ajuda a aproveitar melhor os espaços.

Decoração de Cozinhas Pequenas com Móveis sob Medida!
Os móveis de cozinha sob medida oferecem uma série de vantagens que vão além de ocupar menos espaço, como por exemplo serem feitos com materiais de maior qualidade e resistência e também maior variedade de acabamentos, pois móveis prontos são feitos com apenas alguns padrões de acabamento, já os móveis sob medida podem ser feitos com qualquer tipo de acabamento!

cozinha pequenas

Outra coisa que deve ser eliminada na decoração de uma cozinha pequena é a mesa, deixe a mesa apenas para a sala de jantar, na cozinha poderá escolher entre algumas opções que são várias, mas veja algumas a seguir.

Pequena mesa dobrável: existem pequenas mesas que são fixadas na parede, quando em uso são bastante firmes e confortáveis de se usar. Após usar basta dobrar a mesa que continuará fixa na parede porém ainda fixa.

Pequena mesa retrátil: este tipo de mesa é tão funcional quanto a anterior, porém com a diferença de que não se dobra mas corre sobre trilhos, quando não está em uso fica embutida de forma imperceptível em um dos móveis da cozinha.

Balcão fixo: esta também é uma ótima alternativa, embora não seja  dobrável ou retrátil não ocupará muito espaço pois com apenas 35 cm de profundidade já há espaço suficiente para se alimentar com conforto. Esta é uma boa alternativa para quem precisa de mais lugares, lembrando que precisa de 50 a 60 cm de largura para cada lugar.

Dicas para Decoração de Cozinha Pequena e seus Armários!
Para os armários não há muito com o que se preocupar, pois a profundidade geralmente é algo em torno de 35 cm, isto não será um problema mesmo nas cozinhas mais estreitas, caso precise de mais espaço por possuir muita louça pode aproveitas as seguintes dicas.

Faça armários altos, preferencialmente até o teto da cozinha, em decoração de cozinha pequena deve sempre aproveitar os espaços que não seriam utilizados para outras coisas, que são justamente são as áreas acima dos armários e também abaixo da pia.

A área abaixo da pia é ideal para fazer gavetões, são mais espaçosos e perfeitos para guardar louças maiores como panelas, isso sem falar que são muito modernos, a cozinha fica linda com este tipo de gaveta, existem algumas inclusive que são feitas em aramado, desta forma poderá guardar suas panelas ainda úmidas sem ter problemas com isso como seria em uma gaveta de madeira.

Possibilidades para fazer uma ótima decoração realmente não faltam, basta pensar em quais são suas necessidades e buscar pelas soluções para cada uma delas sempre com foco em utilizar o mínimo espaço possível.